Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais

Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais.

Aprenda o Passo a Passo Rápido de Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais.

Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais
Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais

Quando falamos de libido, a maioria das pessoas correlacionam com o desejo sexual, porém não é apenas isso. Basicamente é um estimulo/ impulso/ ânimo que temos para começar algo na nossa vida. A libido é uma energia muito forte, a qual foi responsável pelo seu nascimento. Com o passar do tempo muitas pessoas acabam perdendo esse drive sexual, sem ao menos perceber.

Existem diversos favores que podem afetar a libido feminina:

  • Hormónios (testosterona, estrogênio e progesterona)
  • Ciclo menstrual
  • Idade (a libido pode diminuir devido a idade – menopausa)
  • Saúde física (pessoas fisicamente ativa tem mais libido, mais drive)
  • Medicamentos (dependendo da droga, existem alguns que podem afetar negativamente o desejo sexual)
  • Nível do estresse
  • Qualidade do sono
  • Dieta
  • Álcool e drogas
  • Autoestima
  • Satisfação no relacionamento
  • Imagem corporal
  • Fadiga

Em suma, é necessário compreender que são diversos aspectos que podem melhorar ou piorar a libido de maneira holística. Antes de entrarmos na cereja do bolo (substâncias que podem auxiliar na libido feminina) devemos ter alguns hábitos saudáveis que influenciam diretamente na libido, são eles:

Afinal, Alimentação rica em proteínas magras, carboidratos complexo, gorduras saudáveis (azeite de oliva, abacate), legumes, folhosos e frutas para uma abundância de vitaminas e mineiras;

Hidratação adequada, pois auxilia a manter a energia e as funções corporal – influenciando positivamente na libido;

Exercício físico regular – melhora a circulação sanguínea, influencia no humor e energia;

Sono de qualidade;

Gerenciamento do estresse – existem alguns adaptógenos que podem auxiliar a diminuir o estresse crônico e influenciam diretamente na libido;

Manter um peso saudável – podendo melhorar a autoestima e principalmente a função hormonal (indivíduos obesos possuem um excesso de inflamação)

Suplementação;

Em suma, agora que a base da dieta, ou seja, estilo de vida esta melhor. Podemos sim, começar a pensar na cereja do bolo. No caso, existem alguns fitoterápicos (substâncias naturais) que podem sim aumentar a libido e consequentemente a qualidade de vida das mulheres.

A Importancia da testoronas na libido feminina:

De qualquer forma a testosterona baixa pode causar vários efeitos colaterais como depressão, falta de libido, mau humor, falta de energia, entre outros. E, às vezes, um pequeno aumento dentro de níveis normais pode ajudar a reprimir alguns dessessintomas.

Então vamos olhar brevemente para alguns suplementos populares que prometem aumentar a testosterona.

Seu corpo produz média de 50-70mg de testosterona por semana. A concentração plasmática de testosterona varia de 300 a 1.000 mg/dl e a taxa de produção diária nos homens é de 2,5 a 11mg (SILVA, DANIELSKI, CZEPIELEWSKI, 2002).

No entanto, nas mulheres esse hormônio também é produzido pelas glândulas supra-renais e ovários, porém em menores quantidades 0,25 a 1mg/dia (PAGNANI, OLIVEIRA, SANTOJA, 2002).

Entretanto, diversos estudos demonstram que efeitos “estéticos” se observam em níveis supra fisiológicos de testosterona, ou seja, valores acima de 800ng/dl (ROSSETTI et al., 2017).

Em suma, os fitoteterápicos que serão listados logo abaixo, podem auxiliar na libido/ aumento do drive/ do desejo. É muito difícil existir um produto natural que consiga aumentar a sua testosterona, porém a libido é completamento possível!

Tribulus Terrestres e sua importancia na libido:

Tribulus Terrestris
Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais

Afinal. tribulus terrestris, é uma planta usada há muito tempo como estimulante sexual, com relatos de seu uso como erva medicinal na medicina tradicional chinesa e do oriente médio.

Ele contém saponinas, como a protodioscina e protogracillina, que são atribuídas às suas propriedades afrodisíacas.

Afinal, A verdade é que o tribulus parece afetar a libido sem interferir nos níveis de testosterona, ele parece aumentar a expressão de receptores androgênicos no cérebro e esse fator pode ser responsável pelo aumento da libido (Gauthaman K, Adaikan PG. Effect of Tribulus terrestris on nicotinamide adenine dinucleotide phosphate-diaphorase activity and androgen receptors in rat brain. J Ethnopharmacol. 2005;96(1-2):127-32).

No entanto, em relação à forma de administração, o tribulus terrestris é comumente encontrado na forma de extrato em cápsulas ou comprimidos. A dose recomendada é de 200-450mg do extrato contendo 60% de saponinas.

Além disso, acredita-se que o tribulus terrestris possa ter benefícios para o sistema cardiovascular, pois a tribulosina, uma substância presente na planta, pode ajudar a proteger as células cardíacas através da ativação da proteína PKC epsilon.

Entretanto, nas mulheres, parece ter maior utilidade por diminuir os níveis de SHBG (a qual é uma proteína que se liga aos hormônios sexuais), deixando assim mais testosterona livre e impactando na qualidade de vida.

Obviamente que pode ajudar um pouco, porém não é comparada com uma testosterona exógena, porém pode ocorrer uma melhora na libido e na qualidade de vida.

Em suma, Estudos em humanos não demonstraram influência significativa nos níveis de testosterona total ou hormônio luteinizante, que auxilia na produção de testosterona.

MACA PERUANA:

Maca Peruana
Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais

Afinal, É uma raiz dos Andes no Peru, a qual é frequentemente comercializada como um impulsionador de testosterona, mas estudos mostraram que ela não tem efeitos androgênicos (associados aos hormônios masculinos) ou estrogênicos (associado aos hormónios femininos).

Entretanto, a Maca Peruana tem sido associada a benefícios na libido, proteção da próstata e melhora da cognição.

No entato, a dose recomendada para esses fins é de 1,5g a 5g de Maca Peruana, e é aconselhável consumi-la junto com alimentos. Estudos realizados em homens saudáveis e mulheres na pós-menopausa mostraram que a suplementação de 1500-3000mg de Maca Peruana por doze semanas não aumentou os níveis de testosterona total. Porém ela pode ser interessante para redução dos sintomas da menopausa.

Além disso, a Maca Peruana tem sido associada a outros benefícios. Há evidências de que ela possa ajudar no tratamento da ansiedade e da depressão, além de melhorar a cognição. No entanto, mais estudos em humanos são necessários para confirmar esses efeitos.

Em suma, A Maca Negra é considerada mais potente das variedades de maca peruana.

ASHAWAGANDHA:

Ashwagandha
Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais

Pode fornecer vários benefícios relacionados ao bem-estar.

Afinal, a função primária desse suplemento é de combater a ansiedade, e pode ajudar diminuir a insônia e depressão gerada por estresse e ansiedade pela interação com certos neurotransmissores. Isso porque é uma erva adaptógena (ela adapta o indivíduo ao estresse), podendo ser um fator que pode auxiliar indiretamente a libido.

Muitas vezes é suplementada erroneamente para o aumento da testosterona, quando na realidade seus principais efeitos são cognitivos. A Ashwagandha é um adaptogênico, ou seja, uma substância que auxilia o organismo a se adaptar aos estímulos estressores, sendo utilizada como ansiolítico, para diminuir cortisol e atenuar a insônia.

No entanto, A dosagem recomendada pode variar de doses baixas, como 100mg, a doses mais altas, como 6000mg. É preferível optar pelo extrato da planta, que é uma versão mais concentrada.

Em suma, é recomendado dividir a dose em pelo menos duas vezes ao dia. Doses mais baixas podem fornecer benefícios antiestresse, doses de 1000-3000mg são mais eficazes.

Em suma, a Ashwagandha é um extrato herbal com resultados promissores e comprovações científicas. Embora seja erroneamente suplementada para aumentar a testosterona, seus principais efeitos estão relacionados à melhora cognitiva, redução do estresse e aumento do desempenho físico.

No entanto, a Ashwagandha é considerada um adaptogênico, auxiliando o organismo a se adaptar a estímulos estressores, sendo utilizada como ansiolítico, para diminuir o cortisol e atenuar a insônia. É uma opção interessante para indivíduos que buscam melhorar sua saúde mental e física.

Feno Grego e importancia na libido femina:

Feno grego
Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais

O feno grego é um suplemento amplamente utilizado nos Estados Unidos para aumentar a libido e possui efeitos anti-diabéticos. Estudos em ratos não encontraram aumento nos níveis de testosterona total com o uso de feno-grego, mas alguns estudos em humanos encontraram resultados positivos.

Afinal, um estudo utilizou 500mg de feno-grego por oito semanas em indivíduos que treinavam com pesos e observou um aumento nos níveis de testosterona.

No entanto, o mecanismo por trás disso seria a capacidade do feno-grego de inibir a enzima 5-alfa-redutase, aumentando assim a concentração de testosterona, mas não necessariamente sua produção.

Aparentemente, é capaz de inibir a enzima 5-alfa-redutase, uma enzima que converte a testosterona livre, aquela que está biodisponível, em di-hidrotestosterona, o DHT.

Em suma, O mecanismo de ação por trás disso seria que o feno-grego é capaz de inibir a enzima 5-alfa-redutase, uma enzima que converte a testosterona em dihidrotestosterona (DHT), dessa forma aumentando a concentração de testosterona e não necessariamente a produção.

Afinal, outros estudos não encontraram diferenças nos níveis de testosterona total e livre.

Portanto, o uso de feno-grego como um suplemento para aumentar a testosterona não é recomendado. No entanto, se você estiver interessado em experimentá-lo, não há problemas, pois geralmente é um ingrediente barato.

É importante ressaltar que o feno-grego pode ter mais benefícios em relação ao metabolismo da glicose do que influenciar diretamente os níveis de testosterona. A dose recomendada para auxiliar no metabolismo da glicose é de 2-5g, enquanto doses de 500-600mg podem ser eficazes para aumentar a libido.

LONG JACK ou Tongkat Ali: Plantas Afrodisíacas.

LONG JACK

O uso do Long Jack é mais comumente sugerido para aqueles que buscam melhorar a vida sexual, devido às evidências de aumento da libido, aumento do tempo para ejaculação e possível melhoria na qualidade do esperma do homem. Além disso, pode ser interessante para aqueles que precisam diminuir ou equilibrar os níveis de estrogênio.

Dose: 300~400mg/dia. Também é uma erva adaptógena, ou seja, ela te adapta ao estresse diário.

Epidemii ou Horny Goat Weed:

Epidemii ou Horny Goat Weed
Como Aumentar a Libido Feminina com Alimentos Naturais

Seu nome botânico é Epidemium sagittatum, uma erva que possui uma boa comprovação na melhora da libido utilizada a muitos anos na medicina tradicional chinesa. Acredita-se que ela pode ajudar a produzir estrogênio, preparando para a gestação no ciclo ovulatório e também esta relacionado com o estímulo dos órgãos reprodutores (útero, por exemplo).

Dose: 250/1000 mg dia.

As com melhores comprovações científicas na libido feminina são: ashwaghanda, tribulus, maca peruana/negra e Epidemium sagitatum.

Vitaminas e nutrientes para aumentar o desejo feminino

Ferro (sua deficiência pode causar fadiga, afetando negativamente a libido),  arginina e citrulina (pode aumentar a vasodilatação e o fluxo sanguíneo, podendo aumentar a excitação sexual);

Vitamina D: Possui funções na saúde óssea e do sistema imune. Ela influencia na produção de hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona. Além de produzir serotonina, que está relacionada com o bem estar em geral.

Fonte: luz solar (15 minutos de exposição diária);

Vitamina E: Tem propriedades antixoxidantes, incluindo células que possuem função sexual. Além de melhorar a circulação sanguínea e saúde reprodutiva em geral.

Fontes alimentares: Amêndoas, sementes de girassol, óleo de gérmen de trigo, espinafre, abacate, avelãs, amendoim, óleo de girassol, salmão, manga.

A importancia da Vitamina B6 na sua Libido:

Vitamina B6: Tem relação com a produção de serotonina (hormônio do bem estar), podendo influenciar positivamente a libido. Ela também auxilia na síntese da melatonina, melhorando o sono e consequentemente o bem-estar em geral;

Fontes alimentares: Frango, atum, salmão, batata, banana, abacate, espinafre, grãos integrais, castanha de caju, lentilhas.

Vitamina B12: Na sua deficiência, por exemplo, pode haver danos neurológicos, fraqueza, perda de concentração, que podem afetar a qualidade de vida e indiretamente a libido.

Fontes alimentares: Carne bovina, fígado, peixe (salmão, truta), ostras, queijo suíço, leite, ovos, iogurte, frango, fígado de galinha.

Vitamina C: Auxilia na circulação sanguínea e regula o cortisol, favorecendo um ambiente hormonal mais propicio para uma libido mais saudável.

Fontes alimentares: Frutas cítricas (laranja, limão, grapefruit), morangos, kiwi, mamão, pimentão vermelho, brócolis, couve de Bruxelas, manga, abacaxi, melancia.

Zinco: É um mineral cofator para várias enzimas funcionarem, incluindo o efeito antioxidante. Auxiliando para um equilíbrio hormonal mais saudável.

Alimentos que irao te ajudar no aumento da líbido de forma natural

Fontes alimentares: Ostras, carne bovina, frango, porco, cordeiro, feijão, nozes (castanha de caju, amêndoas), sementes de abóbora, grãos integrais, iogurte.

Magnésio: A maioria dos brasileiros possuem deficiência desse mineral, o qual tem uma relação para manter o bem humor, auxilia nos níveis de cortisol, melhora a qualidade do sono. Favorecendo um equilíbrio hormonal favorável para a libido.

Fontes alimentares: Espinafre, amêndoas, castanha de caju, abacate, salmão, banana, grãos integrais, aveia, iogurte, chocolate amargo.

Selênio: Pode sim melhorar a fertilidade e a função reprodutiva das mulheres. Além de desempenhar um papel vital na função da glândula tireoide, que regula os hormônios sexuais.

Fontes alimentares: Castanha do Brasil (castanha do Pará), salmão, atum, sardinha, frango, peru, carne bovina, arroz integral, sementes de girassol, ovos.

Ferro: sua deficiência pode causar fadiga, imunodepressão afetando negativamente a libido. Certifique-se de manter seus níveis adequados.

Fontes alimentares: Fígado, carne vermelha (bovina e de cordeiro), ostras, feijão, lentilhas, espinafre, grãos integrais, sementes de abóbora, tofu, quinoa.

Arginina e citrulina: esses aminoácidos tem um potencial de aumentar a vasodilatação e o fluxo sanguíneo, o que pode ter um efeito positivo na libido feminina.

Fontes alimentares: Beterraba, melancia, pepino, abóbora, abóbora (abóbora kabocha), melão, abóbora amarga (bitter melon), laranja, limão, toranja, aipo.

No entanto, gorduras boas como ômega 3 e 9: auxiliam na produção de hormônios sexuais, como a testosterona. Pode caprichar nos peixes (ômega 3), abacate, castanhas, azeite (ômega 9);

Em suma, devemos sempre ter uma alimentação variada, pois a deficiência de vitaminas e minerais podem causar prejuízos na qualidade de vida e diretamente na libido!

Aqui estão algumas sugestoes de vitaminas para aumentar o desejo feminino:

vitamina C, vitamina C, vitamina B6, FOLATO,

Shake de amêndoa e banana

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de amêndoas

– Uma banana

– 1 colher de chá de mel

– Gelo a gosto

Compostos bioativos:

Vitamina E: efeito antioxidante e melhora a circulação sanguínea

Vitamina B6 (banana): regula os hormônios sexuais

  1. Shake de Amêndoa e Banana

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de amêndoas

– 1 banana

  1. Shake de Morango e Espinafre

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de coco

– 1/2 xícara de morangos frescos

– 1/2 xícara de espinafre fresco

– 1 colher de chá de sementes de chia

  1. Shake de Abacate e Cacau

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de amêndoas

– 1/2 abacate

– 1 colher de sopa de cacau em pó

– 1 colher de chá de mel

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Ácidos Graxos Monoinsaturados (Abacate): Importantes para a produção de hormônios sexuais.

Flavonoides (Cacau): Melhoram a circulação sanguínea.

  1. Shake de Framboesa e Linhaça

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de soja

– 1/2 xícara de framboesas frescas

– 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas

– 1 colher de chá de mel

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Fitoestrogênios (Sementes de linhaça): Ajudam a equilibrar os níveis de estrogênio.

Antocianinas (Framboesas): Melhoram a circulação sanguínea.

  1. Shake de Manga e Gengibre

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de coco

– 1/2 xícara de manga picada

– 1 colher de chá de gengibre ralado

– única colher de chá de mel

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Betacaroteno (Manga): Essencial para a saúde reprodutiva.

Gingerol (Gengibre): Melhora a circulação sanguínea.

  1. Shake de Mirtilo e Aveia

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de amêndoas

– 1/2 xícara de mirtilos frescos

– 1/4 xícara de aveia

– 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Antocianinas (Mirtilos): Melhoram a circulação sanguínea.

Beta-glucanas (Aveia): Melhora a saúde cardiovascular.

  1. Shake de Abacaxi e Espinafre

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de coco

– 1/2 xícara de abacaxi fresco

– 1/2 xícara de espinafre fresco

– 1 colher de chá de sementes de chia

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Bromelina (Abacaxi): Melhora a circulação sanguínea.

Folato (Espinafre): Essencial para a saúde reprodutiva.

  1. Shake de Cenoura e Laranja

Ingredientes:

– 1 xícara de suco de laranja fresco

– Uma cenoura média, ralada

– 1 colher de chá de mel

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Vitamina C (Laranja): Melhora a circulação sanguínea.

Betacaroteno (Cenoura): Essencial para a saúde reprodutiva.

  1. Shake de Beterraba e Maçã

Ingredientes:

– Uma xícara de suco de maçã fresco

– 1/2 beterraba pequena, ralada

– Uma(1) colher de chá de mel

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Nitratos (Beterraba): Melhoram a circulação sanguínea.

Quercetina (Maçã): Antioxidante, melhora a saúde cardiovascular.

  1. Shake de Melancia e Hortelã

Ingredientes:

– Uma xícara de leite de coco ou água de coco

– 1 xícara de melancia picada

– 1 colher de sopa de folhas de hortelã fresca

– Gelo a gosto

Compostos Bioativos e Fitoquímicos:

Citrulina (Melancia): Melhora a circulação sanguínea.

Mentol (Hortelã): Efeito refrescante e estimulante.

Em suma, o interessante é que você pode turbinar esses shakes com ashwaghanda, tribulus, maca peruana/negra. Como foi dito, a libido é multi fatorial e o ajuste da sua rotina é primordial, para que você tenha uma energia duradoura durante o seu dia.

Frutas que causam excitação feminina

É uma ato que a libido não está relacionada com apenas o desejo sexual. Uma rotina alimentar adequada, livre de inflamações (sobrepeso/obesidade e resistência a insulina),com alimentos ricos em antioxidantes podem auxiliar na saúde sexual.

No entanto, existem sim, algumas frutas com propriedades afrodisíacas que podem dar uma apimentada na sua relação. Porém, isoladamente não fará milagres se a sua rotina alimentar é desregrada.

  • Abacate: rico em gorduras de perfil ômega 9. Excelente para a produção de hormônios sexuais como a testosterona.
  • Guaraná: conhecido por ser um estimulante e frequentemente utilizado como afrodisíaco em algumas culturas;
  • Romã: Além de ser rica em antixoxidantes tem sido associada a saude sexual em várias tradições
  • Kiwi: além de auxiliar na produção de serotonina e consequentemente a melatonina, esta relacionado com o bem estar e por ser uma fruta energizante pode despertar os sentidos
  • Maracujá: tem efeito relaxante, o que pode ser benéfico para a libido;
  • Uvas e vinho: analisando a simbologia mitológica remete a efeitos afrodisíacos. Porém eles são ricos em resveratrol, um pigmento excelente para saúde cardiovascular e microbiota intestinal

Acesse a home:

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.