Como Queimar Celulite das Pernas Rapidamente
Como Queimar Celulite das Pernas?
Saiba agora mesmo a melhor forma de como queimar a celulite das pernas.
Uma forma de como queimar celulite das pernas é pela drenagem linfática natural, o famoso exercício físico. Isso porque, o sistema linfático depende dos músculos e das válvulas linfáticas para fazer o transporte corporal.
Portanto, quando nos exercitamos, ocorre uma contração e o relaxamento dos músculos, que acabam por ajudar a empurrar a *linfa (um fluido corporal) através do sistema linfático, promovendo a drenagem natural do corpo.
Ou seja, o exercício físico melhora a circulação linfática, auxiliando na redução do inchaço e principalmente na redução das toxinas corporais.
Entretanto, outra forma como queimar celulite das pernas de fazer uma drenagem linfática natural, é por meio da hidratação. A água é essencial para manter o sistema linfático funcionando eficientemente. O mínimo é 35 ml por kg corporal.
Drenagem linfática natural para queimar celulite
Basicamente uma boa hidratação auxiliará na desintoxicação (diluindo e eliminando toxinas, aliviando o trabalho do sistema linfático), manutenção do volume da linfa (que é composto principalmente de água, facilitando o transporte através dos vasos linfáticos).
Além de, suporte circulatório (o sangue e a linda ficam mais fluidos) e prevenção do inchaço (quando desidratados retemos mais líquidos e quando estamos hidratados diminuímos essa retenção.)
Entretanto, além do exercício físico em conjunto com uma dieta controlada (hiperproteica ou normocalórica), ocorrerá a diminuição da gordura corporal, contribuindo para a redução da aparência da celulite (melhorando a saúde geral da pele e da circulação sanguínea de outros tecidos).
Afinal uma alimentação rica em antioxidantes, hiperproteica. Algo que auxilia muita para melhorar a celulite em questão visual/ pontual/.
De forma aguda é a drenagem linfática, pois, basicamente os pontos de celulite são causados pela falta da drenagem linfática local.
*Basicamente analisando a linfa (um líquido viscoso) circula pelos nossos vasos sanguíneos/ linfáticos.
Aumentando o tônus muscular é garantido uma adaptação fisiológica, chamada angiogênese, a qual é a formação de novos vasos sanguíneos.
Nutrientes e proteínas para queima de celulite das pernas
Além do cérebro, o músculo também necessita de nutrientes como glicose e proteínas para a sua fisiologia. Se melhoramos a circulação corporal/ vasodilatação, em tese, aumenta a queima da celulite das pernas.
No entanto, imagine que a celulite é uma inflamação no seu sistema imune.
A fisiopatologia (mecanismos da doença) da lipodistrofia/ celulite é assim:
Em suma, a celulite é localizada na camada subcutânea (em baixo da pele) e tem relação direta com o tecido adiposo (gordura).
Portanto, quando ocorre a hipertrofia do tecido adiposo (ou seja, quando existe um aumento do tamanho das células de gordura), ocorre uma pressão sobre o tecido conjuntivo que une a pele aos músculos.
Basicamente ela ocorre devido ao acúmulo de gordura, que empurra contra o tecido, resultando em uma textura irregular.
Além da gordura estar envolvida, geralmente o sistema linfático (o qual está relacionado com a circulação) e o sistema antioxidante, consequentemente, não estão eficazes;
O sistema linfático também tem relação direta, pois, ele é responsável por drenar o excesso de toxinas e fluidos do corpo.
Quando esse sistema não funciona corretamente, o excesso de fluidos pode se acumular nos tecidos, contribuindo para o aumento da celulite indo contra à queima de celulite das pernas. Com o passar do tempo a oxigenação local vai mudando, o efeito é gradativo.
Como evitar e remediar a celulite?
A celulite não acontece muito rapidamente, ela é gradativamente formada. Já ouviram a frase: é melhor prevenir do que remediar?
A epiderme, que é a nossa camada mais externa da pele, que mostra as ondulações, padrão da celulite, lembra o maracujá. A derme, que também é um tecido conjuntivo pode apresentar uma deterioração da malha de colágeno.
O nome científico da celulite é nos membros inferiores é Lipodistrofia Ginoide (nas pernas). Vamos entender esse conceito:
“Lipodistrofia”, onde “lipo” refere-se a gordura / lipídeo e “distrofia” se refere a uma alteração na distribuição da gordura sob a pele.
Enquanto “ginoide” é um termo que é usado para descrever o acúmulo de gordura que ocorre principalmente nos membros inferiores e na região glútea (como coxas, quadris e nádegas).
A celulite nas pernas possui diversos graus, onde cada um tem a profundidade, percepção de sensibilidade e circulação, confira os:
Grau 1 = não dói (é assintomática), presença de alterações de relevo, com leves ondulações, não há problema circulatório.
É o grau mais leve, o qual não tem um processo inflamatório relacionado. Com exercício físico e dieta é totalmente possível reverte-la.
Grau 2 = já possui uma alteração no relevo (na fáscia muscular, tecido conjuntivo, rede linfática). Já ocorre uma temperatura menor dessa região, por haver uma menor circulação local.
Não possui uma vasodilatação neste local existem alguns alimentos ricos em nitrato que possuem essa propriedade e podem te ajudar, pois, existe uma relação com o óxido nítrico (NO).
Alimentos que ajudam na redução da celulite
São eles: beterraba, cacau, aipo, agrião, espinafres, alface, rúcula, ruibarbo, repolho e brócolis. Isso significa pelo menos 200 g de beterraba, 150 g de espinafre ou 100 g de rúcula.
Dependendo da rotina da pessoa pode ser inviável, por isso optamos pela suplementação (citrulina) para a queima da celulite das pernas;
Grau 3 = Além das características do grau 2, a celulite em repouso aparece, existe a presença de dor (já existe um processo inflamatório, pois, existem células do sistema imunológico liberando histamina, por exemplo);
Grau 4 = Presença de nódulos, deficit circulatório, presença de dor intensa e uma redução térmica na região (pois, existe menos sangue circulando);
Os graus são progressivos e cumulativos.
Quando o seu sistema linfático não trabalha com eficiência, ocorre essa desconformação de organização da pele, pois, acaba não drenando o líquido.
Basicamente ocorre um acúmulo de mudança na conformação dos tecidos, como na epiderme, + gordura na hipoderme e o tecido conectivo ligado ao músculo na base (tecido conectivo possui veias e a rede linfática).
Quando você tem sedentarismo, alimentação ultraprocessada e os tecidos começam a perder a capacidade de drenar a rede linfática (drenar o metabólitos, íons, proteínas, etc.), e existe uma dificuldade no fluxo sanguíneo local.
A celulite é inflamação.
O que é bom para diminuir a celulite?
Vamos aprender a queimar a celulite das pernas (principalmente se for ao grau 1 ou 2):
Primeiro passo:
Como nutricionista, nosso papel é prevenir ou que possa melhorar, conforme a mulher melhorar sua composição corporal (menos massa gorda, mais massa magra);
Tenha uma dieta qualitativa, padrão mediterrâneo com um controle calórico, que é possível queimar a celulite.
A proteína é um macronutriente muito interessante pois, juntamente com o estímulo do treino de musculação, ela sinaliza a síntese proteica (garantindo a manutenção da massa magra, durante o processo).
Carnes magras (patinho, tilápia, peito de frango), iogurte, proteínas em pó e claras de ovos.
Basicamente é o ponto mais importante o controle calórico pois, para queimar a gordura (consequentemente diminuir a inflamação), devemos estimular por meio da restrição calórica o adipócito, nossa célula de gordura, tem de diminuir / ser quebrado, levando o ácido graxo para corrente sanguínea.
Sendo um dos primeiros passos para a queima de gordura (a lipólise).
Segundo passo, o mais básico: Hidratação.
A água está relacionada com praticamente todas as reações do nosso corpo. Seu músculo varia de 75~80% de água. Você realmente acredita que bebendo 5 copos de água é o suficiente?
Vamos à conta básica: 35 ml por kg corporal. O ideal mínimo é você ingerir 35 ml por kg corporal;
Suponhamos de você pega 63 kg x 35 ml = 2.200 ml/ dia.
A má hidratação pode prejudicar muito seu rendimento nos treinos e causar alguns sintomas, como a dor de cabeça (a ressaca é nada mais nada menos que uma grande desidratação do organismo) e falta de foco;
Lembre-se de levar uma garrafa de água em todos os lugares que você frequentar;
Treino muscular ou atividade aeróbica para perda de celulite, qual o melhor?
Terceiro: exercício físico (treino muscular) é diferente de atividade física (coisas leves do dia, como: caminhar até o trabalho ou a faculdade).
Ser fisicamente ativo, ter tônus muscular é muito bom para a saúde da sua pele, e não apenas pela questão da estética.
Ser fisicamente ativo, ter tônus muscular é muito bom para a saúde da sua pele, e não apenas pela questão da estética.
A pele também tem uma relação com atividade cardiovascular (transporte de oxigênio e nutrientes) e hidratação (pele seca é diferente de uma pele brilhante de saúde).
A celulite em si, é uma inflamação e está muito mais relacionada ao sedentarismo, do que intolerância / alergia ao glúten ou qualquer outra dificuldade de absorção.
O exercício físico é obrigatório pois, devemos reduzir esse local de gordura presente na celulite. Como faremos isso? Estimulando a lipólise e beta oxidação.
Como eliminar celulite das pernas exercícios?
Para melhorar o aspecto da sua pele, você necessita melhorar o seu tônus muscular.
Musculação é muito importante, para melhorar a função de receptores androgênico.
Quanto mais desenvolvimento muscular, melhor a sinalização hormonal do seu corpo e uma melhor ação da testosterona (diminui a espessura da pele/coxa) e o estradiol (tem efeito anti-inflamatório).
Se o estímulo for feito e gerar hipertrofia muscular (aumento da massa magra), será excelente pois, vai dar uma sensação de pele mais fina. Saiba que: o peso na balança não é a melhor variável, lembre-se disso.
Ele oscila tanto com o seu nível de hidratação, acúmulo de fezes, glicogênio muscular, etc. O melhor parâmetro é o espelho e fazer evolução fotográfica para verificar se você está evoluindo ou está no efeito platô.
Quando mais desenvolvimento muscular, melhor a sinalização hormonal do seu corpo e uma melhor ação da testosterona (diminui a espessura da pele/coxa) e o estradiol (tem efeito anti-inflamatório).
Exercício cardiovascular é muito interessante, trabalhando os membros inferiores, como corrida e bicicleta.
A importância do exercício físico na função hormonal
Lembrando que o exercício físico é mais interessante pensando a longo prazo (sair do sedentarismo, melhorar a sua função hormonal), do que simplesmente uma variável para gastar calorias (em tese, gastamos pouquíssimas calorias no exercício)
O fator primordial são as adaptações fisiológicas que acontecem a longo prazo.
Além da musculação, um exercício cardiovascular tal como o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), pode elevar o seu EPOC (Consumo de Oxigênio Pós Exercício) um período relevante.
Ou seja, o estresse gerado pelo exercício faz com que você continue gastando calorias pois, o corpo precisa de energia extra para se recuperar da sessão de exercício.
Nem todas as pessoas estão aptas para fazer o HIIT. Procure um Personal Trainer (Instrutor Pessoal) certificado para verificar se você pode fazer esse tipo de exercício.
Em linhas gerais, musculação (focando em membros inferiores) e exercícios cardiovasculares (bicicleta, esteira, escada) são fundamentais para eliminar celulite nas pernas.
Qual a melhor atividade física para perder celulite?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que o sedentarismo, ou seja, a falta de atividade física regular, é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabete tipo 2, obesidade e osteoporose, entre outras.
Portanto, a OMS enfatiza a importância da atividade física regular como um componente fundamental da promoção da saúde e prevenção de doenças.
O termo “pré-doente” refere-se ao estado em que uma pessoa ainda não desenvolveu uma doença específica, mas está em um estágio em que apresenta fatores de risco ou condições que a tornam mais suscetível ao desenvolvimento de determinadas doenças.
No caso do sedentarismo, uma pessoa que leva um estilo de vida sedentário está em maior risco de desenvolver doenças crônicas no futuro, mesmo que ainda não tenha sido diagnosticada com nenhuma delas.
Portanto, a OMS enfatiza a importância de adotar um estilo de vida ativo e saudável desde cedo, de modo à reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas no futuro.
A promoção da atividade física é uma das estratégias-chave para melhorar a saúde pública e reduzir a carga de doenças relacionadas ao sedentarismo.
Incentivar as pessoas a serem ativas regularmente, seja por atividades físicas formais ou de simples hábitos como caminhar, é uma abordagem fundamental para prevenir doenças e promover a saúde ao longo da vida.
Qual a melhor atividade física para a perda de celulite
Não existe melhor atividade física, apenas o melhor exercício físico adaptado à sua realidade. Coloque uma mini meta (os gringos chamam de baby steps) de pelo menos começar/ adquirir o hábito.
Por exemplo, a lipodistrofia ginoide (celulite na coxa) são recomendados exercícios que exijam dos membros inferiores.
Se a celulite esta nos braços, você precisa tonifica-los na academia com treino resistido.
Entenda que atividade física é diferente de exercício físico.
AF x EF, qual a diferença?
O Fator Atividade Física refere-se as atividades cotidianas que exigem energia, aqui vão algumas coordenadas para você aumentar esse fator:
+ escada – elevador;
+ andar de bicicleta;
Enquanto o exercício físico que necessita de uma certa aptidão física para fazer, alguns exemplos:
- caminhada + intensidade (HIIT, escada, esteira);
treino de força
corrida
São muitos benefícios de um exercício físico, tais como: melhora no humor (neurotransmissores regulados), melhora do sono, estética (com a dieta) e longevidade.
Como eliminar celulite das pernas rápido.
Sabemos que a celulite é causada principalmente pelo sedentarismo (inatividade física), dieta hipercalórica (consequentemente aumentando a inflamação) e má hidratação.
Onde basicamente, a nossa rede linfática não trabalha corretamente.
Ajustando esse pilar podemos eliminar a celulite rapidamente, principalmente se for grau 1 ou 2.
Grau 1 e grau 2, basicamente você precisa tomar um remédio para sair essa celulite, esse fármaco chama-se exercício físico.
“Ah! mas eu não tenho tempo…”
Saiba que quem não tem tempo para cuidar da saúde, vai ter que ter tempo para cuidar da doença. Exercício físico é um excelente remédio. Depois você pega gosto e vira rotina.
A importância da hidratação para redução da celulite
A celulite esta totalmente relacionada com hidratação, circulação, exercício físico dos membros inferiores, controle de antioxidantes e sistema linfático (imunidade e transporte de nutrientes);
O tratamento utópico, pode ajudar se for a cereja do bolo.
Entretanto, drenagem linfática não trata a causa, apenas auxilia na circulação. Sim, ela pode ajudar. Porém, é apenas a azeitona da pizza.
A drenagem linfática natural ou pela pele basicamente auxilia na remoção dos eletrólitos e metabólitos (é o resto do metabolismo da célula ~ toxinas/ nutrientes).
É um fato que existe um processo inflamatório relacionado. Saiba que o tecido adiposo (sua gordinha de catupiri acumulada) é uma glândula que produz inflamação.
Principalmente se estiver em excesso. Por isso, o controle calórico é primordial para eliminar a celulite das pernas.
Uso de chás na perda de celulite
Chá-verde, chá de laranja-amarga (citrus aurantium), chá de cavalinho, centella asiática.(diuréticos naturais). Porém, eles não são milagrosos, são apenas uma via que pode te ajudar.
Portanto, de nada adianta se entupir de chá diurético e continuar com uma dieta de má qualidade e hipercalórica. Me ajuda a te ajudar.
Adrenalina gerada pelo exercício físico + ioimbina + cafeína, é uma estratégia de estimular os receptores alfa e beta adrenérgicos auxiliando na lipólise (que é a mobilização da gordura para a corrente sanguínea).
Porém, apenas estimular a lipólise não é sinônimo de queimar gordura, pois se não, todo mundo estaria utilizando termogênicos e queimariam gordura.
O segredo para queimar a gordura é estimular a beta oxidação (ou seja, oxidar a gordura para tornar-se energia), e conseguimos isso apenas com deficit calórico.
O exercício é interessante, pois, ele gera gasto calórico, mantém o tônus muscular e a saúde da pele.
Não adianta nada perder peso, piorando a composição corporal (perdendo gordura e massa magra). O correto é ter uma dieta alinhada, rica em proteínas para a manutenção da massa magra, principalmente na fase do emagrecimento!
Dieta mediterrânea vs celulite
Afinal, você quer ter uma base de dieta? Vamos analisar o padrão ouro, pensando em qualidade, a famosa: dieta mediterrânea, a qual é a melhor para a nossa saúde e longevidade.
Primeiro você organiza a sua dieta, seu exercício físico, ai depois você entra com o detalhe (chás diuréticos, ioimbina, drenagem linfática).
Dieta Mediterrânea: “A Dieta Mediterrânea é um estilo de alimentação baseado nos hábitos alimentares de países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Grécia, Itália e Espanha.
Este padrão dietético está inserido nas Zonas Azuis, que são locais no mundo onde as pessoas são mais longevas, ultrapassando mais de 100 anos.
Essas regiões são: Nicoya (Costa Rica), Okinawa (Japão) e Loma Linda (Califórnia, EUA).”
Características da Dieta Mediterrânea:
- “Alto consumo de frutas (3 – 4 por dia)”
- “Alto consumo de vegetais (2 – 3 porções por dia)”
- “Maior consumo de gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva, abacate e oleaginosas – nozes e castanhas)”
- “Consumo de grãos integrais e legumes”
- “Moderado consumo de peixes e castanhas (4 – 5 vezes por semana)”
- “Consumo moderado de vinho”
- “Baixo consumo de carne (4 – 5 vezes no mês)”
- “Consumo diário de laticínios com baixa concentração de gordura”
Vinho Tinto: “O consumo moderado de vinho tinto é outra característica da dieta mediterrânea, embora seja importante ressaltar que o consumo excessivo de álcool pode ser prejudicial à saúde.
Portanto, o consumo de vinho deve ser feito de forma equilibrada e responsável.”
Hábitos Saudáveis: “Além dos aspectos nutricionais, a dieta mediterrânea também está associada a outros hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física, o convívio social e o desfrute das refeições em companhia.”
O que causa celulite nas coxas?
Alguns fatores que aumentam a celulite são: gênero (mulheres geralmente pois, fisiologicamente elas possuem mais gordura essencial que os homens), predisposição genética, hormonais (questão da relação de testosterona – estrogênio – progesterona desregulados), gravidez, dieta, sedentarismo, desidratação.
Durante a vida as fibras de colágeno vão enfraquecendo a elastina da pele, por isso uma dieta hiperproteica é importante para a fornecer um pool de aminoácidos, como o colágeno.
Na mulher, geralmente com a flutuação hormonal, gerando alterações na distribuição de gordura e elasticidade da pele, a celulite é um acúmulo de gordura na região da coxa, início do glúteo, quadril e braços (quando faz o tchauzinho).
Tudo isso, porque existem diversos receptores estrogênicos (hormônio de característica feminina).
Em suma, não podemos esquecer que a gordura (tecido adiposo) é uma glândula endócrina, que em excesso libera citocinas pró-inflamatórias.
Além disso, o sobrepeso e obesidade, ciclo menstrual, medicamentos e gravidez também são favores para a causa da celulite nas coxas pois, existe um acúmulo do hormônio estrogênio fará uma superestimulação nos seus respectivos receptores, formando celulite.
Celulite em Homens?
Enquanto no homem, a maioria da sua distribuição de gordura é na love handles (mais conhecido como alças do amor), ela envolve mais a região abdominal, o culto (como se fosse uma jibóia envolvendo quadril).
Entretanto, é mais raro encontrar a celulite no homem. Geralmente existe mais acúmulo de gordura visceral (entre os órgãos);
O emagrecimento é primordial pois, ele é a perda de peso exclusiva em gorduras.
A perda de peso sem qualidade é caracterizada por perda de massa muscular (o músculo proporciona uma sustentação, gerando mais flacidez e aumentando os desníveis de celulite), dietas frustrantes, com efeito rebote (onde foram excluídos diversos alimentos).
Nutrição é inclusão e não exclusão alimentar. O controle calórico + exercício físico é primordial para tratar, prevenir e queimar a celulite da perna.
No entanto, não esqueça de proteínas como ovos (3 a 4 unid.), queijo 2 fatias, leite, iogurte natural (sem xarope de glicose, açúcar), patê de frango, atum ou carne moído misturado com creme de ricota light, filé de frango, patinho, tilápia, lombo de porco, whey (não obrigatório, a versão mais barata é a concentrada);
Uma sugestão é iogurte natural batido com frutas e mel é uma excelente opção.
Sobre o Autor
0 Comentários