Top Alimentos Para melhora do Fígado Doente
Top Alimentos Para melhora do Fígado Doente
Alimentos Para Melhora do Figado Doente Rapidamente
Afinal, quais sao os top alimentos para melhora do figado. O fígado, um órgão multifuncional e requer cerca de 18% da nossa energia basal. Suas funções incluem metabolismo de nutrientes, síntese de proteínas, desintoxicação e armazenamento de glicogênio.
Geralmente um fígado debilitado, como uma esteatose hepática vem com um mal hábito alimentar de longo prazo, excesso de álcool, abundância de alimentos ultraprocessados, hiperfagia (muita comida), sobrepeso/obesidade;
O fígado é um órgão essencial para a saúde, atuando como um glândula endocrina e exócrina (bile – digestão das gorduras). Ele também desempenha várias funções para desintoxicar o corpo, armazenamento de nutriente, produz diversas proteínas, processa drogas e hormónios. Responsável também por regular a glicemia (açúcar no sangue), tem influencia na imunidade e até na cognição.
Sem contar que o fígado tem relação com a produção de proteínas e faz o detox corporal (ele converte a amônia em ureia, a qual é uma substancia tóxica que é eliminada pela urina).
Uma lesão no fígado/hepática afetará diversos processos bioquímicos. Existe uma sobrecarga de toxinas (própria alimentação – agrotóxicos, metais pesados, aditivos), produção hormonal, etc.
O excesso de substancias não metabolizadas, prejudicará a conversão do hormónio de T4 para T3 (prejuízos na tireóide).
É um fato que o acúmulo de gordura corporal é um fator de risco para o fígado (aumentando a inflamação, dificultando a atuação de hormónios e enzimas ~ prejudicando o funcionamento desse órgão).
Pensando em recuperar o fígado, o básico seria:
- Hidratação: no mínimo 35ml por kg
- Controle calórico: existem 3 tipos de dieta: hipocalórica (hipo vem de menos), isocalórica (iso vem de igual) e hipercalórica (hiper vem de muito). O ideal é controlar as calorias que estão sendo consumidas, para evitar o acúmulo de gordura no fígado, principalmente se o padrão alimentar do indivíduo é desregrado e rico em alimentos ultraprocessados. Se ocorrer a perda de peso, é um fato que ocorrerá uma redução expressiva no nível de gordura do fígado. O controle calórico é fundamental para começarmos a melhorar o nosso órgão, o qual tem um excelente poder de regeneração.
- Alimentos in natura e de fácil digestão: priorize alimentos que possuam apenas 1 ingrediente, são aqueles que você encontrará na feira. Frutas, verduras e legumes devem fazer parte da sua dieta e segundo a OMS o consumo deve ser de no mínimo 400g/dia. Lembrando que alimentos muito gordurosos, possuem uma digestão muito mais lenta, porém existem algumas fontes de gorduras saudáveis que em moderação, devem ser consumidas, são elas: abacate e azeite de oliva (em moderação, pois o arquétipo desses alimentos é ser saudável, porém são muito densos em calorias). Evite frituras por imersão, como pastel, batata frita, etc. O seu fígado não gosta disso.
- Evitar o álcool: o qual é neurotóxico e o fígado demora de 24 a 72 horas para eliminar o etanol no corpo (ou seja, ele fica esse tempo todo te intoxicando). Além do fato que 90% do álcool é metabolizado no fígado. Extremamente tóxico e não existe dose segura.
Qual Melhor alimento para regenerar o fígado?
Para analisarmos se o fígado esta lesado, um médico ou nutricionista pode identificar por meio de exames bioquímicos se existe algum comprometimento metabólico. Alguns exames muito importante para investigar a saúde do fígado são:
- Exame de sangue (TGO, TGP, GAMA GT, Fosfatase alcalina);
- Relação do colesterol: LDL, HDL, VLDL;
Enquanto o médico pode solicitar exames de imagem e até uma biópsia em caso de alteração mais forte.
É um fato que não existe um alimento isolado que vai regenerar por completo o seu fígado. Existe muitos mitos na internet, vendendo chás detox. Obviamente que eles podem auxiliar mesmo sendo a cereja do bolo. Porém o próprio fígado tem uma capacidade extraordinária em se regenerar.
Os hepatócitos (Células do fígado) tem a capacidade de se regenerar facilmente para que o fígado consiga de recuperar das lesões causadas por toxinas.
Melhor Alimentos para saúde hepatica:
Porém existe um alimento que na literatura científica demonstrou-se muito eficiente para a melhora da saúde hepática, que é o chá açafrão da terra em pó administrado 3g melhorou significativamente o perfil das enzimas hepáticas (como TGO, TGP). Para potencializa-lo pode ser adicionado pimenta do reino, para aumentar a biodisponibilidade da curumins presente no açafrão.
O chá de alcachofra (não tem um dos melhores gostos) possui excelentes propriedades antioxidantes como a silimarina e ciarina, que é excelente para o fígado. Ela também pode ser consumida in natura ao invés da bebida;
Porém para o fígado ser regenerado é necessário uma reeducação alimentar, pois se ele já está doente provavelmente foi causado por um estilo de vida desregrado.
Basicamente, se você começa a melhorar seu hábitos alimentares e fazer um controle calórico, você vai melhorar a sua sensibilidade a insulina. Enquanto em uma dieta desregrada, pró inflamatória, sobrepeso acarretará resistência ao hormónio da insulina, que por sua vez estará responsável no aumento da gordura do fígado. Basicamente o tecido adiposo (nossa reserva de energia) vai aumentar a lipólise (quebra de gordura), onde essa gordura em forma de ácido graxo vai para o fígado, ficando acumulado!
Então é necessário mudar os hábitos alimentares, periodizando uma dieta mais mediterrânea ao invés da ocidental.
Como limpar fígado e rins em 3 dias: Melhores Alimentos Para Melhora do Fígado Doente.
Lembre-se que para fazer um processo de detoxificação, você pode sim seguir algumas estratégias saudáveis e pontuais, porém a mudança no estilo de vida é primordial para evitar o fígado doente.
Passo a passo para desintoxar seu fígado rapidamente:
Primeiro: diminua o excesso de gordura na sua dieta. Isso fará com que o seu fígado fique aliviado. Principalmente se existe uma esteatose hepática (acúmulo de gordura e açúcar no fígado)
Segundo: alimentos com propriedade antioxidante pode auxiliar, como: própolis, gengibre, frutas, verduras, legumes;
Terceiro: se a sua alimentação é deficiente em frutas, verduras e legumes, uma forma de ingeri-los é fazendo um chá detox, como: beterraba, cenoura, couve, alcachofra, cúrcuma e gotas de própolis + gengibre;
Quarto: Praticar atividade física regular. Se você é sedentário(a) comece com uma caminhada, assim você pode começar regulando a sua glicemia e melhorando outros exames bioquímicos;
Quinto: Sono de qualidade, pois é nesse momento que ocorre a regeneração e limpeza dos nossos órgãos;
Sexto: Evite alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras saturadas, excesso de sódio e açúcar. Priorize alimentos frescos e que só possuem 1 ingrediente!
Sétimo: Adote a dieta mediterrânea para melhorar a qualidade da sua vida.
Padrao Alimentar para longevidade e rejuvenescimento da Pele:
Um padrão alimentar que eu gosto muito é o do mediterrâneo, onde a sua população tem uma grande longevidade e rejuvenescimento da pele, pois é rica em alimentos antioxidantes e nutrientes essenciais.
Vamos entender um pouco desse padrão alimentar:
- Um alto consumo de frutas (3-4 por dia),
- Alto consumo de vegetais (2-3 porções por dia) Maior consumo de gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva, abacate e as oleaginosas – nozes e castanhas),
- Consumo de grãos integrais e legumes
- Moderado consumo de peixes e castanhas (4-5 vezes por semana),
- Consumo moderado de vinho,
- Baixo consumo de carne (4-5 vezes no mês)
- Consumo diário de laticínios com baixa concentração de gordura.
Esse é o básico para começarmos. Primeiro melhorando o nosso padrão alimentar e nos policiar com a hidratação (responsável por detoxicar/ limpar as impurezas do nosso corpo), melhorando sim, o aspecto de jovem.
A alimentação é a base. Muitas pessoas acreditam que dieta é um regime (algo que lembra restrição), porém se analisarmos o real significado é estilo de vida.
Você não segue uma dieta, você tem apenas um estilo de vida. Mas eu te pergunto? Suas escolhas são saudáveis? Você desembala menos e descasca mais?
Oitavo : Hidratação de qualidade, para facilitar a filtração dos rins e a destoxificação do fígado.
Alimentos ruins para o fígado:
Gordura no fígado, também chamada de estratos hepática, é uma condição muito prevalente no consultório, onde o esse órgão acaba acumulando gordura, causando uma série de problemas no seu funcionamento, resultando em complicações como cirrose e câncer de fígado, por exemplo.
A lista é longa, afinal, o fígado possui uma função muito importante de absorção de nutrientes, metabolização de drogas (fármacos) e desintoxicação do corpo.
Hoje em dia, principalmente aqui no Brasil, existe um padrão alimentar ocidental, que é caracterizado por um excesso de ômega 6: alimentos com alto teor de açúcar – geralmente são os ultraprocessados ( biscoitos, cereais, bolos), alimentos ricos em gordura saturada – frituras, fast food, costela, fraldinha
O Padrão Ocidental / Dieta do Ocidente, é caracterizada por uma abundância de ômega 6 (óleos de soja, canola e milho) e menos ômega 3 (encontrado principalmente nos peixes). Essa dieta esta muito presente na rotina dos brasileiros, que em sua maioria, preferem desembalar mais e descascar menos (algo que deveria ser ao contrário).
Ao longo dos anos, o tamanho das porções de alimentos em supermercados e restaurantes nos países ocidentais tem aumentado. Por exemplo, o conteúdo energético de um hambúrguer típico aumentou de 333 kcal para 590 kcal, e para as batatas fritas, o aumento foi de 210 kcal para 610 kcal. Essa mudança no tamanho das porções tem influenciado a nossa percepção do que é uma porção adequada, e contribui para a dieta ocidental ser mais pró-inflamatória do que a oriental.
Dietas com descontrole calórico com caracteristicas pró inflamatória:
Nesse tipo de dieta, principalmente com um descontrole calórico, possui sim uma característica mais pró inflamatória. Sendo assim, devemos evitar essa rotina alimentar, caracterizada por:
Alimentos com alto teor de açúcar: refrigerante, chocolate ao leite, sorvetes, bolachas recheadas, bolos, pudins, docinhos e xarope de milho também.
Comidas com alto teor de gordura saturada: queijos gordos, presunto, mortadela, bacon, linguiça, salsicha, maionese.
Alimentos ricos em sódio e geralmente possuem gordura também: pizza, hambúrguer, quibe, empada, pastel, cozinha, nuggets, salgadinho etc.
Perceba que todos esses alimentos passaram por um processo industrial, caracterizando-os como ultraprcessados. No caso, eles não fornecem nenhum valor nutritivo e nem chamamos mais de alimentos, e sim, uma mistura de ingredientes ultrapalatável (muito gostoso). A indústria alimentícia utiliza essa combinação de sal, açúcar e gordura visando ativar as nossas papilas gustativas (receptores de sabor) e nos fazer ter vontade de comer mais esses alimentos.
Se esses alimentos estão todos os dias na sua rotina, acredito que seriam desinteressantes para o seu fígado. O padrão alimentar do ocidente a longo prazo não é interessante, principalmente se existe o sedentarismo junto.
Existe um grande diferença entre alimentos ultraprocessados ( ricos em aditivos, adição de sal e açúcar, etc. ) e in natura (apenas 1 ingrediente).
Quem tem o fígado gorduroso pode consumir suco?
Existe um grande terrorismo nutricional, propagado por leigos ou ignorantes bioquímicos, os quais culpam a coitada da fruta pela esteatose hepática….. Fruta lembra frutose que lembra cirrose, não é mesmo?
Vamos desmistificar isso:
Sim, realmente existe uma via metabólica que chamamos de frutólise (lise significa quebra, fruto vem de frutose, ou seja quebra da frutose) que é o processo de metabolização dela no organismo, ocorrendo principalmente no fígado, fazendo a lipogênse (produção de gordura). O problema não é o açúcar da fruta (frutose) em si, pois a maioria delas possuem pouca frutose. O grande problema está no xarope de milho, o qual é a frutose pura utilizada para adoçar os alimentos ultraprocessados.
Syrup, melado de cana, mel de engenho, sacarose (açúcar) são ricos em frutose pura. Já a fruta não.
Os desenformados vão culpar a coitada da fruta que possui baixa frutose em sua composição. É muito fácil falar que existe um alimento vilão sem colocar um contexto dietético.
Frutas ou suco para Limpeza do Fígado, Qual melhor:
Porém é um fato que é melhor consumir a fruta ao invés do suco, pois a depender da bebida pode fornecer uma média de 30g de carboidrato liquido (o qual vai sinalizar fome depois).
Medicamentos que sobrecarregam seu fígado:
Além do excesso de medicamentos (paracetamol) que são metalizados no fígado. Alguns fármacos que auxiliam no emagrecimento/ análogos de GLP-1 , como saxenda, Rybelsus, Ozempic/SEMAGLUTIDA, que tem como efeito aumentar a saciedade, podem também fornecer um efeito colateral como: ressecamento no intestino, o pâncreas sofre também, e o fígado também (esteatose hepática)
Sem terrorismo nutricional, mas o excesso de álcool é muito prejudicial ao seu fígado. O Fígado basicamente vai metabolizar esse etanol/álcool a gordura (ác. Graxo), porém se ele não tem capacidade/eficiencia de lidar com a grande quantidade e não conseguir fazer a beta oxidação (o órgão não está trabalhando da forma correta para oxidar esse lipídio), ele vai começar a acumular gordura, dentro do hepatócito (célula do fígado), gerando esteatose hepática (gordura no fígado).
Ele não é um nutriente, ele só tem um acaloria vazia, então o corpo tem que detoxificar isso. Transformando em alguma coisa que tem que ser jogada para fora. Por isso que ele tem um metabolismo de 2-3 dias . Além disso o etanol age também o catabolismo muscular (quebra do tecido magro para obtenção de energia).
O uso crônico de álcool diminui a expressão do hormônio PPARα, responsável pelo transporte e oxidação de lipídios/ gordura. Isso reduz a quebra e transporte de lipídios, levando ao acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).
Alimentos bons para o fígado:
O nutricionista sempre analisa o contexto dietético antes. Alimento não tem valor moral, mas tem valor calórico. Tem efeito bioquímico. É um fato que não existe nenhum alimento milagroso,
quando o estilo de vida é desregrado (composição corporal com muita gordura, sedentarismo, má hidratação, alimentação processada)
Existem alguns alimentos funcionais que podem te ajudar. Vamos começar falando sobre os fitoquímicos
Basicamente o que dá cor as frutas, verduras e legumes são os fitoquimicos que são produzidos como protecção das plantas e possuem diversos benefícios, incluindo a inibição do NF-KB (uma via inflamatória) e sobrevivência das células
Pensando na melhora do fígado, existem alguns fitoquímicos que podem auxiliar na ação antioxidante e anti inflamatória:
Vamos começar com:
- Grupo das brácecas (brócolis, couve, repolho, rabanete, nabo, agrião, rúcula): esses vegetais são ricos em compostos como indol-3-carbinol e sulforafano, que ajudam a proteger o fígado contra danos oxidativos;
- Própolis: sim, aquele produzido pelas abelhas. Também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando o seu FIGUEIREDO contra os danos dos radicais livres;
- Alimentos fibrosos: encontrados principalmente em frutas, verduras, legumes e grãos integrais são primordiais para a saúde intestinal e do fígado. Esses carboidratos não digeríveis, serão fermentados lá no nosso intestino, produzindo um ácido graxo de cadeia curta, chamado butirato (que possui efeitos benéficos no fígado);
- Lactobacilollus GG: no caso são probióticos (bactérias boas que serão colonizadas no fígado), podem auxiliar no stress oxidativo.
- Antioxidantes naturais: licopeno (tomate, melancia, mamão, caqui), chá verde , cebola, uvas roxas (rico em resveratrol), cacau, açafrão, linhaça, tofu conseguem ativar uma via chamada NRF2, que é um fator que protege o fígado contra danos oxidativos e inflamação;
- Alcachofra: rica em silimarina, a qual tem a propriedade de diminuir os danos do fígado (efeito antioxidante)
- Beterraba: aumenta a produção de nitrato, facilitando a vasodilatação e o transporte de metabólitos que são gerados pro fígado, aliviando o seu trabalho. Além também de ser rico em antioxidantes como a betaína. Um suco de beterraba também tem propriedades funcionais para atletas de endurece.
- Salmão: é um peixe mais gorduroso, comparado ao atum e tilápia. Porém são gorduras boas, o ômega 3, prevenindo o acúmulo de colesterol e triglicerídeos acumulados no fígado gordo;
- Café: libera glutationa ~ efeito antioxidante no fígado;
- Alimentos ricos em clorofila (funcionamento do fígado, melhora do metabolismo) – alimentos verdes.
Como desintoxicar o fígado rapidamente:
Se você está com alguma inflamação pontual no fígado (ele não está performando da maneira tradicional), existe sim algumas estratégias, as quais vamos abordar!
Algumas estratégias para melhora do fígado doente são:
- Déficit calórico ou seja, consumir menos calorias do que você gasta. O tecido adiposo, vulgarmente conhecido como gordura ou gordinha de catupiry, é uma glândula, que em excesso vai liberar adipocinas (que possuem um efeito pró inflamatório, sendo prejudicial ao fígado), aumentando a lipólise e betada oxidação, sobrecarregando o fígado. Além disso, com um controle calórico e consequentemente um emagrecimento, podemos melhorar a nossa sensibilidade à insulina, a qual trabalhará com mais eficiência. O controle calórico deve ser feito aos finais de semana também. O seu corpo é um robô biológico que não sabe o que é final de semana.
- Pratica de exercício físico: vai melhorar o perfil lipídico (colesterol), sinaliza o metabolismo hepático (do fígado) na diminuição do colesterol e a regulação hormonal (liberando glucagon e insulina) metalizando a glicose e os lipídios, melhorando a função do fígado. Olha que interessante: uma dieta alinhada + exercício cardiovascular + musculação ~> ocorrerá uma oxidação da gordura (TAG) intra muscular, além de efeitos como biogênese mfitocondrial, a qual auxiliará no escoamento da gordura na corrente sanguínea .
Hidratação, pois a água ajuda manter o fígado hidratado, permitindo que ele funcione adequadamente.
- Outra estratégia excelente são os fitoterápicos. Os famosos chás que possuem benefícios a nossa saúde. São eles:
- Chá de açafrão da terra em pó 3g (curcuma): pode auxiliar redução de marcadores de enzimas do fígado TGO e TGP. Para aumentar a sua biodisponibilidade em até 2 mil vezes, a pimenta do reino entra como cofator essencial para potencializar esse chá.
- Chá de alcachofra também é muito interessante;
- Chá de carqueja
- Chá de cardo-mariano
Porém, a mudança no estilo de vida é um fator primordial para a saúde de todos os nossos órgãos. Não espere que uma erva ou o alimento faça o milagre. O básico bem feito é o ideal para melhorar todos os seus exames bioquímicos e sua saúde em geral.
Sobre o Autor
3 Comentários
[…] Refeições mais completas, equilibrando carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, garantindo uma base sólida de energia. […]
[…] Frutas como bananas e mangas, ou bebidas esportivas ricas em […]
[…] processo contribui para a esteatose hepática não alcoólica, que é um acúmulo de gordura no fígado que pode ser prejudicial à saúde hepática. Portanto, o consumo excessivo de álcool pode ter uma série de impactos negativos no corpo, […]