O Exercício é o Melhor Antioxidante? Ou são os Suplementos?
Exercício é o Melhor Antioxidante?
Os antioxidantes estão por toda parte – em alimentos, suplementos, produtos para a pele e até em xampus – e são amplamente associados à saúde. No entanto, alguns estudos indicam que antioxidantes podem interferir na adaptação ao treinamento.
Assim sendo, os antioxidantes são moléculas que combatem a oxidação ao neutralizar radicais livres. Os radicais livres, altamente reativos, podem danificar componentes das fibras musculares, como proteínas e lipídios.
Quando fazemos exercícios, o corpo aumenta a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) em músculos, fígado e outros órgãos. Inicialmente, as ROS eram vistas como prejudiciais e, possivelmente, como causadoras de danos celulares relacionados à exaustão.
No entanto, nos últimos dez anos, descobertas revelaram que as ROS agem como sinais fundamentais para a adaptação ao treinamento. Ou seja, as ROS desempenham um papel positivo, não negativo, no desempenho.
Apesar de as ROS desempenharem funções benéficas, o corpo ainda precisa evitar a oxidação excessiva, e para isso, conta com enzimas antioxidantes.
Essas enzimas formam o sistema de defesa mais eficaz contra a oxidação, sendo continuamente utilizadas e elevadas pelo treinamento.
Dessa forma: Quanto mais nos exercitamos, mais enzimas antioxidantes o corpo produz, proporcionando proteção eficaz sem a necessidade de antioxidantes extras.
Veja o que estudos recentes sugerem sobre antioxidantes e suplementação no contexto de treinamento:
- Suplementação: Não há evidências de que o treinamento físico exija suplementação de antioxidantes além daqueles de uma dieta balanceada.
- Quando Suplementar?: A suplementação de antioxidantes pode ser útil quando há restrição alimentar ou deficiência clínica comprovada (embora rara).
- Recuperação: Antioxidantes não mostram efeitos positivos comprovados na recuperação pós-exercício. Cúrcuma, açafrão, curry, gengibre são poderosos anti inflamatórios naturais, além das frutas e legumes.
- Desempenho: Evidências sugerem que antioxidantes não melhoram o desempenho atlético.
- Efeitos na Adaptação: Há indicações de que altas doses de antioxidantes podem, na verdade, diminuir a adaptação ao treinamento.
Sendo assim, não é necessário suplementar antioxidantes se você consome uma dieta variada, com frutas e vegetais. Esse hábito garante uma ingestão equilibrada de antioxidantes exógenos para uma saúde e desempenho ideais.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários